sexta-feira, 14 de maio de 2010

Cavalera

Desde que foi criada, em 1995, por Alberto Hiar, um dos empresários que consolidaram o segmento de streetwear no Brasil com a AVB (antiga Vision Streetwear), a Cavalera se fundamenta na irreverência satírica e nas alusões divertidas a outras marcas.
À primeira vista, as roupas parecem fazer propaganda de Nescau, da Perdigão, do sabonete Phebo, de Walt Disney, dos pneus Michelin, entre outros produtos. Mas se olhar atentamente, os logotipos trazem o nome Cavalera e a fênix, símbolo da marca, acompanhados de tiradas engraçadas.
Com uma forte identidade de produto, a Cavalera segue desconectada das tendências tradicionais ditadas pelo mercado internacional de moda para privilegiar referências do universo pop.

Na coleção de verão que remete à Índia, por exemplo, Michael Jackson, Madonna e o personagem Indiana Jones aparecem em estampas divertidas nas camisetas. A coleção 2004 também marca pelas cores fortes como amarelo, pink, laranja-neon, verde-limão, azul-piscina e muito dourado, assim como a Índia, país de muita religiosidade que tem o ouro impresso em peso nas imagens sagradas.

O “déjà vu” de Cavalera tem ainda camisetas, blusas, bolsas, chaveiros, jeans e jaquetas ilustrados com personagens de desenhos animados dos mais antigos, como Josie e as Gatinhas, aos mais recentes, como Os Simpson’s.

Inventando moda
A Cavalera surgiu em 1995, em uma homenagem à banda Sepultura. A inspiração para Alberto Hiar, criador da grife, foi o amigo pessoal Igor Cavalera, baterista da banda de rock brasileira. A fênix, símbolo da marca, é também o brasão da família Cavalera. No entanto, de acordo com a assessoria de imprensa da grife, o músico nunca foi sócio da marca, apenas trabalhou por algum tempo e desligou-se.

Em seus desfiles a Cavalera costuma “inventar moda”. Nesta edição do São Paulo Fashion Week, a marca lançou sua cooperativa de moda, composta por 13 criadores. O desfile, um dos mais aplaudidos, teve como convidados Elke Maravilha, o roqueiro Serguei, Monique Evans e um coral ao vivo. O inverno da Cavalera terá lingerie, onça, cowboy e muito anos 70 e 80.

Nenhum comentário:

Postar um comentário